Fatos & Notícias

 


“Clown Essencial: A arte de rir de si mesmo” é a edição em português de lançamento no Brasil, do livro original escrito em espanhol no ano de 2016 pelo francês Alain Vigneau, Clown e Terapeuta. O lançamento desta edição, pela Editora Kalango, traz o artista francês em Brasília, no Restaurante Carpe Diem, dia 27 de maio (domingo), das 19h às 22h, para uma Noite de Autógrafos, após sua participação no SAT Brasil (“Seekers After Truth”, atividade psicoespiritual desenvolvida na Fundação Claudio Naranjo).

Alain Vigneau realizou um sonho próprio, o de ser palhaço: “Tenho o direito de ser como sou”. Ele tem mais de 20 anos de teatro profissional, dirigindo e participando de espetáculos e festivais em todo o mundo. Alain, artista profissional e terapeuta - Clown Essencial é uma terapia desenvolvida pela própria experiência dele, como artista profissional e acompanhante de grupos - é amigo e colaborador de Claudio Naranjo (principal motivador do livro) e Fundação Claudio Naranjo, e dedica-se atualmente exclusivamente à pesquisa nos campos terapêutico e artístico, do mundo do Clown, sendo reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes neste campo.

Ao reeditar em português o seu primeiro e prestigiado livro, busca-se reafirmar o compromisso do autor em espalhar a semente de cura, fruto de sua experiência e estudo. O livro “Clown Essencial: A arte de rir de si mesmo” revela as ideias que Alain registrou, desde que começou a trabalhar com grupos, utilizando as técnicas de Clown Essencial.  “Terapia e arte unem-se numa celebração da tragicomicidade da vida, pela mão de um famoso palhaço comprometido em curar feridas através do humor” - Alain Vigneau.

O fundamento do livro é a sua terapia, que destaca pontos chaves: nossa relação com nossa criança interior, com a vingança, com nossa visão do mundo, criatividade e corpo, além da nossa necessidade de descansar, aceitando o que realmente somos. Um trabalho que contempla a pessoa na sua absoluta totalidade, considerando sua estrutura psico corporal, suas características pessoais e sua história de vida como principais fontes de inspiração para seu processo criativo.

“Estabelecendo uma ponte entre essas fontes e a gramática do jogo cênico do Clown, a pessoa tem acesso a um potencial criativo cômico e único que lhe possibilitará voltar a tomar posse do seu corpo e das suas emoções, retomando o direito de sentir bem-estar, dignidade e pertencimento ao mundo. É um espaço para celebrarmos juntos o nosso ser torpe e inútil, nossos êxitos e fracassos, para olhar sem culpas, nem julgamentos, e, aceitarmos tal como somos e abraçar nossa realidade interna. Então, nosso passado se converte em nosso patrimônio e protegidos por um pequeno nariz vermelho, voltamos à casa por um caminho repleto de experiências comovedoras” - Alain Vigneau. Especialmente no evento de Lançamento e Noite de Autógrafos, o exemplar estará com o valor promocional de R$40,00.