Fatos & Notícias

                                                            

......................................................................................................................................................................................................................................................

Lançamento

“A Cidade do Salvador (1549) – Uma reconstituição histórica” é uma reedição comemorativa do livro original escrito em 1954 por Edison Carneiro, jornalista e escritor brasileiro especializado em temas afro-brasileiros, um dos maiores etnólogos do país. O lançamento desta edição, pela Editora Kalango, vai reunir o Prof. Jaime Nascimento, em mesa-redonda com os Profs. Drs. Gildeci Oliveira Leite, Alessandra Carvalho da Cruz e Claudio Pereira, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, dia 09 de Junho (sexta), das 16h às 20h.

Edison Carneiro, falecido em 1972, publicou diversos livros e artigos em temas desde a etnologia ao folclore, história e literatura.  O livro “A Cidade do Salvador (1549) – Uma reconstituição histórica” revela uma ideia geral do que era a Bahia no momento da chegada do Governador, tendo como essencial a Cidade do Salvador – suas edificações, funcionamento, habitantes, economia, centro da administração civil e defesa militar do país. Especialmente no evento de lançamento e mesa-redonda, o exemplar estará com o valor promocional de R$20,00.

Sem sombra de dúvida, foi no mundo das letras que Edison Carneiro mais exercitou o seu potencial enquanto pesquisador e historiador da cultura e da sociedade baianas. Ao publicar seus artigos e livros, pôde expor os resultados de sua laboriosa e profícua produção intelectual. Ao reeditar um dos seus mais prestigiados livros, busca-se reafirmar o compromisso do autor em resgatar o passado de sua gente para o orgulho do presente e a esperança do porvir.

Jaime Nascimento, historiador, pesquisador e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, é o organizador desse evento de lançamento. A Editora Kalango é referência em publicações de autores baianos e este lançamento é fruto do Setorial do Livro 2016 | Edital 19/2016 de Apoio a Publicação de Livros por Editoras Baianas, Fundo de Cultura da Bahia.

...........................................................................................................................................................................................................................................................

Encontro no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB)

O CEO da Editora Kalango – Dhan Ribeiro – esteve na última quarta-feira (15 de março) em reunião com os professores, pesquisadores e autores Mawó Adelson Brito e Jaime Nascimento, no IHGB. O encontro entre os dois autores e a editora teve como pauta dois projetos. Um é sobre a edição de uma cartilha em Ioruba e Fon, de autoria do Adelson. A cartilha é dedicada ao público com uma linguagem específica, resgatando algumas origens históricas do povo baiano.

O ponto principal do segundo projeto é a possibilidade de publicar o livro “Black Atlantic Religion”, de J. Lorand Matory. A história é sobre a cultura africana nas Américas, o resgate e a transformação. O livro já está traduzido por Adelson, contudo ainda não temos autorização da Universidade de Princeton, que detém os direitos autorais. 

Esse foi um primeiro encontro para se plantar sonhos, sementes de estrelas! Acompanhe nossos informativos e mantenha-se alimentad@ de fatos e notícias